The Face of Depression
Autor:Pedro Emmanuel
Não é a toa que esse ensaio
leva o nome The Face of Depression, já que se discorre como a série “Bojack
Horseman” trata tal patologia. Durante Todas as temporadas da série, o que mais
ficou claro durante os abusos de drogas e entorpecentes do ator Bojack, è um
claríssimo quadro depressivo. Até então o seriado vinha retratando a doença com
cinismo; todos os discursos pessimistas e não-motivadores eram colocados
propositalmente para aprofundar melhor e dar um senso de realidade nos
personagens. Na sétima temporada foi onde realmente os criadores tiveram
coragem de olhar para sua obra com um olhar mais crítico.
De acordo com a matéria do jornal
The Atlantic, “YouTube stars are being
accused of profiting from fan depression”, é relatado que certos
influenciadores digitais se beneficiaram da doença de seus fãs, com anúncios
financiados, durante a campanha do Setembro Amarelo. Não é descrito se foi ou
não proposital. Usualmente, isso ocorre em diversas gamas do mercado financeiro.
Porém no caso da série “Bojack Horseman”, os criadores acrescentaram um arco
que escandaliza e denuncia casos de influenciadores que lucram com a depressão.
Uma situação peculiar é
retratada na sétima temporada. No episódio “A Face of Depression”, o personagem
labrador, Mr Penautbutter, estereótipo do labrador brincalhão e alegre, se
sente obrigado a simular uma depressão para obter holofotes. Tal acontecimento
é muito recorrente no mês de setembro, com a campanha do Setembro Amarelo, onde
diversos artistas utilizam da causa em benefício próprio, sem se importarem com
o sentimento alheio. Tanto para obter lucros, como para obter fama.
E oportunamente a cor de
Mr,Penautbutter, o personagem em questão, é amarela.
Comentários
Postar um comentário