The Face of Depression

Autor:Pedro Emmanuel


Não é a toa que esse ensaio leva o nome The Face of Depression, já que se discorre como a série “Bojack Horseman” trata tal patologia. Durante Todas as temporadas da série, o que mais ficou claro durante os abusos de drogas e entorpecentes do ator Bojack, è um claríssimo quadro depressivo. Até então o seriado vinha retratando a doença com cinismo; todos os discursos pessimistas e não-motivadores eram colocados propositalmente para aprofundar melhor e dar um senso de realidade nos personagens. Na sétima temporada foi onde realmente os criadores tiveram coragem de olhar para sua obra com um olhar mais crítico.

De acordo com a matéria do jornal The Atlantic, “YouTube stars are being accused of profiting from fan depression”, é relatado que certos influenciadores digitais se beneficiaram da doença de seus fãs, com anúncios financiados, durante a campanha do Setembro Amarelo. Não é descrito se foi ou não proposital. Usualmente, isso ocorre em diversas gamas do mercado financeiro. Porém no caso da série “Bojack Horseman”, os criadores acrescentaram um arco que escandaliza e denuncia casos de influenciadores que lucram com a depressão.

Uma situação peculiar é retratada na sétima temporada. No episódio “A Face of Depression”, o personagem labrador, Mr Penautbutter, estereótipo do labrador brincalhão e alegre, se sente obrigado a simular uma depressão para obter holofotes. Tal acontecimento é muito recorrente no mês de setembro, com a campanha do Setembro Amarelo, onde diversos artistas utilizam da causa em benefício próprio, sem se importarem com o sentimento alheio. Tanto para obter lucros, como para obter fama.

E oportunamente a cor de Mr,Penautbutter, o personagem em questão, é amarela.

Comentários

Postagens mais visitadas